terça-feira, 21 de março de 2017

SUA VONTADE É MAIOR QUE SUA APTIDÃO?

Boa parte de nós possui desejos remotos e íntimos, que não passam de vislumbres por parecerem muitas vezes inalcançáveis. Se pararmos para pensar, parece que nossa capacidade de realização é tão pequena que aquilo jamais vai acontecer e acabamos por abandonar nossos projetos e sonhos. As vezes por conta disso é mais fácil pensar que isso ou aquilo não é pra mim, e sim para outro tipo de pessoa, ou então que não nasci pra ter, ser ou fazer o que desejo. Essas manifestações são formas de trazer tristeza, insatisfação e até sofrimento, e muitas vezes justificarem nossos fracassos.

E se você soubesse que existe uma maneira das coisas ficarem mais fáceis?




Todos nós somos sementes ou mudas com grande potencial de nos tornarmos árvores. Isso vem de Aristóteles quando fala em potência e ato. Potência é toda a força interna capaz de gerar movimentações externas (atos) que nos condicionam a realizar aquilo que desejamos. Por isso vem frase: Toda semente é uma árvore em potência. Mas toda semente/muda será uma árvore? Certamente que não. Porém, que toda árvore foi semente um dia, isso é certo! Então se sua vontade é maior que suas condições de realização, estamos falando da sua potência. Mas a potência não vai funcionar sem o ato. Que tal olhar para a sua aptidão e esquecer dos sonhos por um tempo? Que tal olhar para o que precisa ser olhado hoje, e ver o que deve ser mudado, melhorado, aprimorado ou deletado para reforçar suas aptidões e condições de realização? Capacitar-se é o primeiro passo para a aptidão. Torne-se apto para realizar suas vontades e desejos trazendo-os cada vez mais pra perto de você.

Estamos preparados para aquilo que desejamos e sonhamos? Consigo chegar ao 10º degrau de uma escada sem passar pelo 1º, 2º andar e assim por diante? Posso pular degraus? Será que consigo sucesso se pular direto do 6º para o 10º? Quem sabe seja o momento de você fortalecer suas crenças e preparar-se solidamente para a conquista dos desejos se tornando apto com um passo de cada vez.

Se sua vontade não é inclinada para determinada coisa, sua potência não é aquela. Então não se preocupe e deixe de lado o que não faz sentido. Se suas vontades são permeadas por desejos que tragam níveis de satisfação interna, elas indicam a sua potência, então vale pensar a respeito.

As coisas grandes não são fáceis de serem alcançadas. Não se pode querer ser um executivo ou executiva de uma grande empresa se mal souber lidar com a língua portuguesa e não aprender a relacionar-se com as pessoas. Se não buscar aperfeiçoamento acadêmico e especialização nas minhas competências e comportamentos, como posso estar apto para aquilo que desejo?

Por causa da minha inaptidão, vou dizer que aquilo não é pra mim em vez de me condicionar para chegar lá? Como eu, que preciso aprimorar meu relacionamento e desejo de evoluir, vou ter sucesso, se não buscar aproximar-me das pessoas e interagir socialmente, dando pequenos passos me sentindo confortável para avançar?



A pergunta se repete: Nossas vontades são maiores que nossas aptidões? Ótimo, o primeiro passo já está dado se reconhecermos que sim. Temos vontades e desejos (potência) e faremos que nossas aptidões (atos de capacitação) sejam trabalhadas para serem tão fortes quanto elas. Quando isso acontecer - nossas aptidões crescerem na mesma proporção de nossos desejos - teremos avançado tanto que, as conquistas acontecerão naturalmente e nós estaremos preparados para as próximas.


Demétrius Rocha

21 comentários:

  1. Muito boa a postagem, é de suma importância sabermos nossa aptidão...adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo/a desconhecido! Obrigado por sua visita. Volte mais. E que bom que adorou. Aguardamos você nos próximos e conheça nossas outras publicações.

      Excluir
  2. Texto excelente! Parabéns Demétrius! Sempre acredito que a medida dos nossos desejos será a medida dos nossos sonhos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Leandro! Tamanho dos desejos e sonhos x a mesma medida na busca de realizá-los. Obrigado por sua visita!

      Excluir
  3. Em minha humilde opinião, quando se quer, deseja qualquer coisa, vai a luta, persiste, leve o tempo que for, se prepara (estuda) faz cursos, se empenha até conseguir o objetivo, até chegar ao topo da montanha, vive minha vida sem nunca desistir do que almejei e 90% de tudo que quis eu consegui, tanto profissionalmente​, quanto em relacionamentos, não nego que fracassei em algum projeto mas persisti até a última gota de sangue. Só desisto se tiver esgotado todas as possibilidades.
    Portanto meus desejos têm potência maior que qualquer barreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua tão rica opinião América. Fico muito feliz em saber que utiliza toda sua potência para avancar e transpor obstáculos. Certamente é um exemplo para todos nós. Continue avançando e conquistando. Parabéns!

      Excluir
  4. Nossa Demétrius, muito obrigado. Consegui entender algumas coisas e várias outras se conectaram por situações que vivi e não compreendia. Na verdade pra mim vejo que o insucesso não é porque eu não sirvo para alguma coisa, e sim, porque eu ainda não havia me preparado. Isso me faz entender que o sucesso ou o objeto e estado de desejo sempre estarão lá, e eu só alcançarei quando estiver me preparado suficiente! Agora entendo o que significa que o sol nasce para todos, e eu só achava que nascia para alguns. Perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo anônimo, rs. Que bom que você gostou. É provável que o "insucesso" seja uma situação momentânea mesmo, por estarmos passando por um processo de capacitação para depois enfrentarmos a realidade e correr atrás dos sonhos. Nesse caso, não há fracasso, apenas o tempo de amadurecimento necessário para a retomada. Obrigado por sua participação!

      Excluir
  5. Maravilhoso, para refletirmos o que estamos fazendo e onde queremos chegar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonise, que bom que gostou. Refletindo e agindo com objetivos bem claros não é mesmo? Apareça mais, obrigado pela sua presença!
      :)

      Excluir
  6. Gostei. Estava precisando ler isso para dar um up na minha vida. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo/a. Que bom que gostou! A vida é assim mesmo não é? As vezes vivemos o down, mas sempre há chance e oportunidades para os "ups"! Lembre sempre de observar e se potencializar, pois tudo está dentro de você! Obrigado por compartilhar!

      Excluir
  7. Muito bom texto, Demétrius! E como o titulo diz: nossas vontades são maiores que nossas aptidões. E por conta disso desistimos facilmente dos nossos sonhos. Mas os vencedores são aqueles que transformam os potenciais em atitudes! Verdade! Valeu! Obrigada.
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Obrigado mais uma vez Angela por nos prestigiar! Que bom que gostou. Vamos em frente para aumentar o contingente destes vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom poder refletir sobre nossas vontades, atos, capacitação, aptidão e o tempo de alcance do sucesso a partir de um texto como este. Parabéns, querido Demétrius!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo Rafael. Reflexões sempre valem muito a pena né? Por meio delas podemos potencializar a margem de acerto de nossas decisões! Obrigado por participar. Apareça sempre que puder.

      Excluir
  10. Professor. Esse texto me ajudou muito a fazer uma reflexão. Estou imaginando que preciso reforças minhas condições e preparo, pois não adiantará de nada "ficar sonhando". Faz muito sentido colocar os pés no chão e fazer essa auto análise para me fortalecer, e após isso, aí sim correr atrás daquilo que desejo. Muito obrigada. Gislene

    ResponderExcluir
  11. Gislene, que alegria receber sua participação! Vale a pena refletirmos mesmo não é? A reflexão interna é uma boa medida para considerarmos o quão nivelados estamos dentro das possibilidades geradas ou com potencial de criação do ambiente que desejamos participar. Isso nos torna mais robustos para avançar na hora certa, potencializando a margem de acerto. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Me ajudou muito a refletir como as vezes eu tomei decisões sem ter certeza se eu estava pronto, pois achava que minha força de vontade apenas seria suficiente para as coisas darem certo. E vi que não. Agora isso me faz enxergar as coisas de forma diferente.

    ResponderExcluir
  13. Que ótimo Silvano. Agora podemos ver que a melhor decisão foi tomada, o reconhecimento da situação. Isso é um grande passo. Compreender como estávamos agindo em determinadas situações e identificar os padrões, certamente é o melhor caminho para que as coisas sejam diferentes daqui para frente! Parabéns pelo avanço e obrigado por participar!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo artigo! Parabéns!

    ResponderExcluir